Isométricos de Tubulação no SolidWorks

Senhores,

Para quem trabalha com plantas industriais, skids e outros equipamentos que demandam tubulação criada com SolidWorks Routing, pode ser necessária a criação de esquemas isométricos de tubulação. O SolidWorks não gera isso sozinho, infelizmente mas estou aqui para demonstrar uma ferramenta que é a solução para esse tipo de situação.

Desejo lhes apresentar o iso.Works, desenvolvido pela Unitec, empresa alemã que possui parceiria de desenvolvimento de suplementos com a SolidWorks. Como eu mencionei em posts anteriores, a SolidWorks não tem como abraçar todas as áreas de desenvolvimento de produtos, assim como a Siemens e a Autodesk. Para isso existem os parceiros.

image_thumbAceitando que estamos lidando com um parceiro, o iso.Works está totalmente integrado com o SolidWorks. Observar que ele encontra-se disponível em um menu do Solidworks após a sua instalação, licenciamento e ativação.

O iso.Works trabalha totalmente integrado com o SolidWorks Routing ou um outro partner semelhante para tubulação, o Smap 3d Piping.

Basicamente, vamos pensar em uma situação, como gerar o isométrico da tubulação abaixo?

image_thumb3

Para gerar tal tipo de documento, basta iniciar o IsoWorks, definir um local de armazenamento dos arquivos, tipo de arquivo de saída (DWG ou Drawing) e os padrões de isométricos utilizados.

image_thumb5

O mais engraçado é verificar posteriormente os resultados do documento gerado.

image_thumb7

O Isométrico de tubulação não é uma representação real da tubulação que está sendo detalhada mas uma representação esquemática que indica alguns itens como:

  • Quantidades de equipamentos
  • Flanges
  • Conexões
  • Comprimentos dos tubos

A representação esquemática não tem compromisso em parecer real pois uma linha de 10 metros de comprimento pode ser representada com o mesmo comprimento de uma linha de 100 metros. Sem o iso.Works, os usuários ficariam dependentes de um desenho manual gerado por uma ferramenta de desenho 2d.

Com o SolidWorks e o iso.Works, poderemos configurar a representação de diversos itens

  • Template de folha
  • Listas de materiais
  • Textos de representação de montagem
  • Cores do desenho
  • Layers do arquivo de saída

Lembro que para a ferramenta ser integrada corretamente com o SolidWorks, a biblioteca de Routing deverá estar preparada com as propriedades dos componentes definidas com nomes apropriados.

Senhores, resolvi escrever sobre a ferramenta pois a SKA começou a comercializar o produto em Janeiro de 2011 para todo o território nacional e realizamos o treinamento técnico em meio as minhas férias. he he he he.

Maiores informações entrem em contato com a SKA

www.ska.com.br

[email protected]

0800-510-2900

Bem, me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

Sds,
Kastner