Post 3D – Comunicação em tempo real

imageSenhores,

Mais uma vez a SolidWorks e o resto da Dassault Systemes conseguiram me surpreender com novidades no SolidWorks World. No primeiro dia da conferência foi apresentado o Post 3d, uma nova ferramenta de comunicação digital.


Como ela funciona?

Em princípio, com o produto desenvolvido em SolidWorks, deve-se importar para a ferramenta de apresentação e, com ela desenvolver a apresentação do projeto.

Como assim?

Ele é baseado na tecnologia do 3DVIA, ferramenta Dassault Systemes já existente no mercado. Não foi mostrado como se configura a apresentação mas com o 3DVIA já contamos com recursos extremamente simples

O que foi demonstrado afinal?

Para quem acompanha a série Let’s Go Design, apresentada pelo Jeremy Luchini pode ter a satisfação de ver o desenvolvimento da Cad Chair (Cadeira de Cad). Vou colocar aqui abaixo o vídeo da série em que este equipamento é demonstrado.

Foi bacana de ver a forma como o produto foi demonstrada e tudo o que ela representa. Jeremy é um dos nomes mais respeitados da SolidWorks e junto com Bernard Charles, Ceo da Dassault Systemes realizaram a demonstração do Post 3D.

Qual era o contexto?

Jeremy e Bernard Charles tinham de demonstrar a Ultimate Cad Chair a uma pessoa que não estaria junto a eles no palco do SolidWorks World. Quem visualizar o vídeo vai entender que não se trata de um produto simples de se demonstrar pois é algo totalmente inovador… Como vender e demonstrar um produto a quem não está do seu lado? O produto não foi produzido ainda, como utilizar o projeto?

A solução

O Post 3D é uma ferramenta baseada em Web onde os usuários acessam o desenvolvimento do arquivo preparado para a Web. Cada usuário envolvido na apresentação entra com o seu Avatar em um mundo virtual onde o produto está sendo apresentado. O mais interessante é que Bernard Charles, o CEO da Dassault entrou no mundo virtual e participou da apresentação demonstrando o produto junto com Jeremy.

Os seus avatares interagiram com uma pessoa que não estava entre nós no palco do SolidWorks World, e eles tocavam o produto, utilizavam ele, interagiam e estudavam o projeto.

No final das contas, dava para todos os presentes na plateia entenderem o quão poderosa é essa nova ferramenta de comunicação.

Semelhanças

Para quem acompanhava o SolidWorks Labs, dava para ver que esse tipo de interação lembrava o Second Life… Mas ao contrário desse software que emula uma rede social, não se trata de uma invenção mas algo que realmente existe, que é para ser vendido.

Visão

Dá para ver o quanto o grupo Dassault está trabalhando para facilitar a vida de seus clientes na demonstração de seus produtos. Não estamos falando de um usuário avançado utilizando a ferramenta… Mas sim um vendedor utilizando um arquivo disponibilizado pela equipe de marketing e desenvolvimento de sua empresa.

Mais informações

Para quem desejar, existe um technology preview no site da Dassault sobre o Post3D.

www.post3d.com

Eu ainda devo avaliar a ferramenta e escrever mais aqui no blog.

Sds,
Kastner