SolidWorks Live Buildings – #SWW11

Senhores,

Eis que uma nuvem chega até nós no SolidWorks World… Ops… Não é só uma… Essa é a segunda aplicação baseada em nuvem anunciada no Solidworks World e está mais próxima de ser lançada no mercado.

O SolidWorks em si não é uma solução apropriada para desenvolvimento de projetos arquitetônicos que envolvem uma série de situações diferentes

  • Representação de cortes diferenciados
  • Grandes arquivos
  • Mobiliário
  • Cálculos de iluminação
  • Área de ambiente

Isso o SolidWorks não oferece de uma maneira simplificada… Nunca foi a ferramenta direcionada para tal projeto… Novamente, eu já vi ele funcionando… he he he…

imageMas na última General Session foi apresentado o SolidWorks Live Buildings.

Originalmente, acredito eu, era pra ser um produto Dassault Systemes mas acabou entrando nos produtos comercializados pela SolidWorks. Lembro que SolidWorks e Dassault Systemes são parte de um mesmo grupo.

Vamos ao que a Dassault vê com o DraftSight

  • Ser uma solução de Arquitetura, Engenharia e Construção
  • Comunicar facilmente Engenheiros, arquitetos, projetistas (elétrica, tubulação, condicionamento de ar), proprietários e fornecedores
  • Ser uma ferramenta de colaboração tridimensional real
  • Ser uma ferramenta on-line (ops… Olha a nuvem aí gente!!)

A Dassault Systemes está totalmente focada em criar essa ferramenta apoiando o time da SolidWorks. Isso é garantia do Bernard Charles. Garanto  a vocês que não se trata de um SolidWorks com novas features mas algo totalmente novo no desenvolvimento de ferramentas Dassault.

A apresentação da ferramenta foi dirigida por Neil Cook, Gerente de desenvolvimento de produtos da Dassault Systemes.

Introdução

A apresentação começou com a apresentação da nova sede da Dassault Systemes

image

Muitas funcionalidades de cortes serão demonstradas… O mais incrível é que a visualização dele é demais e simples.

A árvore de componentes, estrutura e propriedades segue a marca da Dassault Systemes e lembra vagamente o Catia V6. Quem desejar comparar basta olhar a imagem abaixo e procurar informações do Catia V6 no You Tube

image

Ele tem uma série de comandos específicos

  • Criar escadas
  • Paredes
  • Janelas
  • Pilares
  • Inserir mobiliário

O mais importante é averiguar que ele pode importar os arquivos DWG’s que são gerados pelo DraftSight ou pelo próprio AutoCad. Com isso, pode-se integrar a utilização de ferramentas existentes no mercado com o que está vindo em um futuro breve.

image

Mais algumas imagens da ferramenta

image

Para a inserção de móveis, existe um campo de pesquisa na barra inferior do software e com os resultados aparecendo junto a lateral do software

image

Com o componente definido, basta arrastar e soltar o mesmo no SolidWorks e definir as suas posições, cópias poderão ocorrer de forma muito simples como se fosse um padrão linear. Todas as opções estão na tela como se fosse um instant 3d.

image

Com um comando direto, pode-se construir uma parede. Não existe a necessidade de um esboço e depois uma extrusão.

image

E ela acabada de forma descomplicada.

image

Ajustes não necessitam de edição complicada… Basta arrastar e soltar uma tríade. A brincadeira listada no dia do evento é que a sala que está sendo criada é para o Bertrand Sicot. Então, tem de ser uma sala gigante, né? Com pequenos ajustes, chega-se no tamanho desejado.

image

Acreditem que é só arrastar e soltar mesmo pois o SolidWorks Live Buildings reconhece paredes externas e internas para a criação dos ambientes, inserção de componentes inteligentes como portas e janelas

image

A última coisa destacada na apresentação da SolidWorks foi a inserção de orientação solar conforme uma série de fatores descrito abaixo

  • Local, Latitude, longitude
  • Hora
  • Dia

Com isso, o software faz uma visualização da iluminação natural, conforme imagem abaixo

image

Informações adicionais

Eu não consigo informações de preço, método de instalação e funcionamento preciso da ferramenta ainda. Esse projeto é um conceito mas o SolidWorks Live Buildings atenderá a todas etapas de projeto arquitetônico.

Ele foi anunciado como uma surpresa a todos os presentes no evento… Será muito bom ver a Dassault fazendo frente no mercado de AEC.

Sds,
Kastner