M4500 – Um bom Laptop para SolidWorks

imageSenhores,

Eis que passo a usar uma nova estação de trabalho que a SKA comprou para alguns dos técnicos de SolidWorks. O Modelo é um notebook Dell Precision M4500. Vou escrever aqui no blog as minhas impressões sobre ele e, no final, compará-lo ao antecessor dele, o Dell M4400.

A nova estação de trabalho foi uma grata surpresa, vou listar a evolução das máquinas com as quais trabalhei nos últimos anos, todas da Dell.

  • Precision M20 – 5 meses
  • Latitude D620 (não homologada para SolidWorks) – 8 meses
  • Precision M4300 – 28 meses
  • Precision M4400 – 8 meses

A máquina mais duradora foi o Precision M4300 mas ela não era tão boa quanto o Dell M4400 no papel. Vou listar as características do Dell M4500

Processador

Está equipado com um processador Intel Core i7, é um processador de 4 núcleos podendo virtualizar 8.

image

Segue outra imagem da criança descrita nas propriedades do meu computador

image

O Clock dele é realmente fantástico para o SolidWorks.

Memória Ram

Há muitos anos que trabalho com máquinas x64, desde o meu laptop M4300. Com isso, estou agora utilizando uma máquina com 8GB de memória RAM.

image

Nos meus computadores anteriores eu contava com 4GB de memória. Simplesmente dobrei, né?

Hard Drive

Agora conto com um HD com 500 GB, 7200 RPM de acesso aos dados, comunicação SATA.

Sem mais nada para comentar. Maiores informações sobre o HD em específico no link abaixo

http://www.tomshardware.com/reviews/laptop-notebook-hard-drive,2548-3.html

Placa de vídeo

imageEu não me preocupo com as placas de vídeo, elas sempre estão incluídas no laptop. Neste eu conto com uma placa de vídeo Quadro FX 880M. Segue uma imagem ao lado.

O que eu posso falar dela?

  • Homologada pela SolidWorks
  • Desempenho superior a placa que eu possuía antes (Quadro FX 780M)
  • Ativa o RealView do SolidWorks
  • 1GB de memória de vídeo (512MB na placa antiga)

image

Não vou me alongar muito como em capacidade de transmissão de dados, quantidade de núcleos e outros dados. Apenas evoluímos. Segue o link da placa de vídeo no site da Nvidia.

http://www.nvidia.com/object/product_quadro_fx_880_m_us.html

Outros periféricos

Olhem a lista com meus comentários

  • 4 portas USB 2.0 – (mal colocadas, se eu plugo o meu modem USB, acabo com duas portas)
  • 1 leitor de SD Card (legal)
  • Leitor/Gravador de DVD (poderia ser Blue Ray mas meu chefe barrou)

Conectividade de vídeo

Bem, a Dell está me desapontando neste quesito. Quem gostaria de conectar o seu computador e transmitir para a televisão Full HD com áudio e vídeo, ficará desapontado. Vamos aos fatos, a estação de trabalho possui duas saídas de vídeo:

A questão é

Onde está a saída de vídeo HDMI?

A Dell não trabalha com HDMI, apenas com o padrão Display port. Mas por que usar o Displayport? HDMI exige pagamento de royalties por conta dos desenvolvedores de hardware enquanto Displayport não. Simples, né? Olhem a análise no Wikipédia

http://en.wikipedia.org/wiki/Displayport

Ele é compatível com o HDMI mas precisamos comprar um adaptador que é complicadíssimo de arrumar. Acreditem, não tem na Best Buy portanto é complicado mesmo de arrumá-lo. Mas, se procurarem no mercado livre, talvez se ache alguém oferecendo mas cuidado que não é Displayport mini.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-170677822-adaptador-display-port-para-hdmi-_JM

Além desse adaptador será necessário um cabo HDMI.

Monitor

A tecnologia do monitor é fantástica

  • Resolução Full HD (1920 x 1080)
  • Monitor com tecnologia LED

imagePreços

Não é uma máquina tão cara para quem realmente deseja utilizar o SolidWorks. Tem gente que compra um MACBOOK e fica chateado que ele não possui um desempenho interessante para CAD. Segue uma imagem que retirei do site da Dell hoje (14/02/2011)

M4400

O M4400 não me agradou desde o começo. A bateria durava apenas 2 horas enquanto essa dura 4. A carcaça da máquina se apresentou muito frágil. O desgaste que demorou dois anos para aparecer no M4300, apareceu em seis meses no m4400. As sapatilhas de fechamento da tampa do M4400 caíram em duas semanas de uso. Algumas da parte inferior caíram em pouco tempo também. O M4500 me passa uma segurança maior.

O M4400 tinha coisas boas também. O Teclado dele tinha uma iluminação para utilização no escuro. O monitor tinha resolução maior que full HD (1920×1280). A ventilação dele sempre foi muito forçada e gerava uma grande quantidade de calor.

Conclusões

Se trata de uma máquina muito boa. Eu não sou expert em testar hardware. Não adianta pedir a indicação de uma máquina que vocês viram na internet e pedirem pra ver se é uma máquina legal. Eu só comento as que eu conheço. Essa eu conheço.

A M4400 apesar dos problemas, me atendia muito bem com o SolidWorks. A M4300 também foi uma máquina boa por anos. Máquina para Solidworks, somente certificada.

Apenas uma coisa, comentários perguntando de outros laptops que não são homologados pela SolidWorks, serão excluídos.

Sds,
Kastner