Novidades SolidWorks 2012 – #SWW11 – Chapas

Senhores,

Como de costume foi apresentado no #SWW11 o SolidWorks que será lançado este ano, a versão 2012. Leiam o post até o final e se divirtam com o que está por vir. Esse primeiro post aborda apenas as novidades de chapas metálicas.


Cad Cops – Os tiras do CAD

A apresentação foi comandada com muito bom humor por funcionários da SolidWorks se fazendo passar por tiras, prendendo pessoas que possuem distúrbios por não conseguirem entregar os seus projetos a tempo no mercado. Foi tudo um sarro mesmo!!! A entrada dos personagens era ao som de Bad Boys. Para quem não conhece, coloco um vídeo da música existente no You Tube aqui abaixo

Segue abaixo uma imagem dos defensores da ordem no mundo com todos os seus atributos cômicos

  • Óculos de sol estilizados
  • Rosquinhas
  • Fugas implacáveis

Para quem desejar ver o vídeo deles, segue tudo aqui abaixo

Tem gente que não possui acesso ao You tube e por isso eu disponibilizarei acesso a uma simples foto que o Ricky Jordan tirou no evento.

DSC01464

Para quem não conhece, a foto acima está no flickr do Ricky Jordan como a abaixo também onde eles já estavam prendendo os maníacos por CAD

DSC01469

Parte 1 das novidades – Chapas Metálicas

De chapas metálicas apareceram muitas novidades na versão e gostaria de comentá-las com vocês aqui no blog.

Planificação de chapas metálicas com punções em dobras

Essa novidade foi bem interessante de ser observada uma vez que em chapas que possuem punções em dobras não eram facilmente planificadas pelo SolidWorks. Agora contamos com esse recurso simples onde basta selecionar as faces do punção que não serão planificadas e a chapa é planificada.

DSC01483

Com isso a SolidWorks busca resolver muitas de suas limitações. Na sala de imprensa após a coletiva da apresentação dos recursos do SolidWorks, jornalistas questionaram o pessoal do desenvolvimento quanto a planificação real da punção e eles mesmos lembraram que nenhum Cad do mercado faz esse procedimento nativamente.

A planificação já era possível desde que fosse executado por um usuário mais avançado de SolidWorks onde seria necessária a criação de uma configuração com a punção e outra sem a punção. Caso o usuário não desejasse realizar essas operações seria possível de se realizar essa operação com o comando planificar do SolidWorks Gold Partner conhecido como Logopress.

Varredura de Flange em chapas metálicas

Eu não achei quem tirou foto dessa novidade, eu estava com pouco espaço no meu ipod Touch e estava gravando em audio a apresentação mas vamos aos fatos. Agora poderemos colocar um flange mais complexo que percorrerá uma aresta de um componente. Ele poderá contar com uma aresta circular, calandrada e outras coisas.

Teremos de esperar o lançamento da versão beta da 2012 para testar a funcionalidade e ver até onde ela não contará com limitações geométricas. A Proposta da SolidWorks foi bem interessante neste quesito.

Nova Interface para a utilização de ferramentas de conformação

Quem trabalha com ferramentas de conformação poderá contar com uma série de novidades na versão 2012. Existiam umas reclamações de usuários de SolidWorks quanto a utilização deste recurso e que estão listadas como novidades da 2012.

  • Dificuldade de posicionamento – foi facilitada por uma nova interface gráfica do SolidWorks
  • Definição de lado de inserção da mesma – Na mesma interface gráfica existirá a opção de escolher o lado da chapa onde será posicionada a punção do SolidWorks.
  • Utilização de configurações para vários tamanhos de punções – Antes seria necessário um arquivo de ferramenta de conformação para cada tamanho de punção. Agora com um arquivo contendo várias configurações, possuiremos uma interface muito semelhante a biblioteca de projetos.

Os dois primeiros itens já eram possíveis e seriam necessárias ferramentas mais avançadas e não tão expostas aos usuários por uma interface gráfica. Agora com a versão 2012 ninguém deverá ser um Expert em Solidworks para uitilizar facilmente as punções. Creio que a utilização de configurações facilitará a inserção das punções como poucos poderão imaginar… Agora a troca de tamanho de punções é algo simples e rápido, basta editar o recurso e escolher a configuração correta.

Novas opções de Flange de Aresta

Para quem desejar criar uma flange de aresta pode-se definir uma altura e alinhar ela a uma entidade que fornecerá um paralelismo de acordo com o flange base.

O Comprimento da dobra poderá ser acrescido do comprimento da parte em raio. Não ficou muito claro isso pra mim de alguem que sofra dificuldades com isso.

Os resursos acima não são tão significativos para mim uma vez que eu recomento e muito a utilização do recurso de flange contínuo… Vou parar por aqui nos comentários destes recursos mas muita gente gostou de ver isso tudo mesmo.

Custos de produção

Foi lançado um recurso totalmente diferente para o Cad, a ferramenta de centro de custos para chapas metálicas. Ela é totalmente diferente do que estamos habituados a visualizar como nor normal me CAD.

Esse recurso é uma ferramenta de análise dos seguintes itens de uma chapa metálica

  • Espessura
  • Área de chapa
  • Quantidade de dobras e raios
  • Área de corte
  • Quantidade de punções

Com isso, cadastra-se o preço de cada um dos itens em um banco de dados dele todas as informações dos itens e seus preços e utilza-se o recurso na aplicação no ambiente da empresa. O mais interessante é realizar a mudança de alguns parâmetros como

  • Máquina de processo
  • Material
  • Espessura

E ver a comparação do preço antes e depois da mudança dos parâmetros. O Deelip Menezes fez um vídeo e publicou em seu blog. Pelo que vi na plateia, essa funcionalidade foi a que mais chamou a atenção dele.

Segue ele abaixo

Eu vejo a SolidWorks investindo muito em ferramentas que vão muito além do projeto como o Sustainability. Inclusive a lógica de cadastro das informações são muito semelhantes a do cadastro neste produto. Vale a pena conferir o recurso. A empresa poderá avaliar o preço do projeto de uma forma simples e rápida.

Conclusão.

Estes são apenas alguns dos recursos demonstrados… Muito mais ainda está por vir. Essa foi uma pequena parte do SolidWorks 2012. Parte das imagens foi retirado do FlickR do Ricky Jordan mesmo.

Sds,
Kastner