Novidades SolidWorks 2012 – #SWW11 – Grandes Montagens

Senhores,

Os Cad Cops apresentaram no #SWW11 mais uma novidade para grandes montagens que está em processo de desenvolvimento. Lembro que isso que estou demonstrando aqui é uma prévia e não necessariamente tudo o que estará na versão final do software que será lançado em setembro.

No post de ontem, falei muito de chapas metálicas na versão 2012, agora seguem algumas das novidades de grandes montagens.


Grandes montagens

Para grandes montagens foi apresentada uma nova forma de visualização de grandes conjuntos, o Large Design Review Mode. Muita gente especulou do que ele se trata… Mas ele foi apresentado de forma igual.

Olhem a imagem abaixo com a montagem que foi apresentada no evento para todos nós no SolidWorks World.

DSC01553

Abaixo segue uma outra imagem da montagem.

DSC01551

O que mais chocou todo mundo é que a montagem foi aberta em muito pouco tempo e era leve de ser manipulada. Eu garanto que isso já é possível hoje com a utilização do modo de abertura rápida mas prestem atenção no que está vindo ainda… Com esse modo de revisão de grandes montagens é possível realizar mais operações como:

  • Editar as peças em janelas separadas e atualizar a montagem rapidamente;
  • Adicionar um Walkthrough
  • Adicionar cortes para visualizar regiões internas dos componentes
  • Girar facilmente a montagem
  • Medir pequenas partes da montagem

Não está claro para todo mundo qual o Hardware que estavam utilizando na apresentação mas tudo realmente ocorria muito rápido. Para grandes montagens contamos com vários recursos para ganhar em desempenho dos componentes como:

  • Modo Peso Leve
  • Modo de grandes montagens
  • Speedpak
  • Abrir Seletivo
  • Não carregamento de componentes ocultos (o meu preferido atualmente)

Tudo isso não era suficiente pois cada vez mais a SolidWorks possui clientes que desejam utilizar a ferramenta CAD para Plant Design. No Brasil contamos com exemplos de empresas Petroquímicas, Petrolíferas, Mineração, Sucroalcooleira e empresas que simplesmente criam o layout de um parque fabril. Existem softwares no mercado específicos para isso como o Aveva PDMS mas não sei se a SolidWorks tem como objetivo chegar a tal ponto mas está chegando perto. Não posso dar maiores detalhes técnicos da funcionalidade mas poderei fazer isso no período de Beta do SolidWorks 2012.

Feature Freeze – Congelar Recursos

Essa funcionalidade é muito importante para quem trabalha com uma árvore de projeto grande e que conta com um tempo de reconstrução alto. O tempo de reconstrução é o que atrapalha no processamento de grandes montagens, principalmente quando os componentes em peso leve são resolvidos. O Feature Freeze deveria ter sido lançado no SolidWorks 2011 e, inclusive, foi apresentado no #SWW10 como novidade mas foi excluído da versão final. Com todos os estudos executados para a versão, ele deve entrar no lançamento de setembro deste ano.

para quem não lembra, segue aqui abaixo o link do post em que eu apresentei as novidades que seriam incluídas no SolidWorks 2011.

http://www.kastner.com.br/2010/02/novidades-do-solidworks-2011.html

Conclusões

A SolidWorks está investindo muito nesta área, teremos de esperar o que mais vem por aí para acreditar que poderemos cada dia fazer mais com o aplicativo. Não sabemos ainda quais serão as limitações que esses recursos de grandes montagens possuirão ou até no que eles superam as técnicas existentes. Deixo claro que isso é um Feature Preview e pode ser que os recursos acabem não entrando na versão 2012 como foi o Feature Freeze no SolidWorks 2011.

Sds,
Kastner