Configurações do Solidworks – Parte 4 – Formatos 3

Senhores,

Eu já falei um bocado dos formatos de páginas para SolidWorks. Agora estou encerrando essa parte da série com o post de hoje. O SolidWorks foi estruturado de uma forma que o Formato de página está integrado com a legenda e, por isso, não conseguimos reaproveitá-lo facilmente para criar os outros tamanhos de folha. Não antes desse post de hoje, né?


Lembrando

O método de desenho da legenda é o que nos proporciona a executar esse procedimento que será narrado nesse post de forma muito simples. Para que ele funcione, vocês deverão criar a legenda conforme o método narrado no primeiro post de criação de formatos.

Lembre-se do que foi narrado acessando o post anterior

http://www.kastner.com.br/2011/03/configuracoes-do-solidworks-parte-1.html

Agora o que é necessário é criar um novo arquivo de desenho para desenhar as margens onde será necessário inserir a legenda

O desenho acima é o mesmo do processo de criação do A3. Nada de especial. O mais engraçado é que o processo de desenho é rápido mesmo e não demanda muita frescura.

Legenda

Para buscar a legenda será necessário criar um novo arquivo de desenho, selecionar o formato A3 e editar o formato. Editando o formato, selecionar as entidades que formam a legenda e transformar em bloco. Com isso, basta copiar as entidades (ctrl+c) e colar (ctrl+v) no arquivo de desenho em que estamos editando o novo formato de páginas.

Após colar o bloco, as entidades deverão ser posicionadas com uma relação de esboços e explodidas.

O mais engraçado é ver que tudo deverá ser reconfigurado

  • Inserção da imagem
  • Bloco de título
  • Pontos de ancoragem
    • Listas de Materiais
    • Tabelas de revisão

Aproveitando os formatos

Com os formatos já definidos, basta aproveitar a possibilidade de começar o desenho e definir a folha que será utilizada. Posteriormente, basta selecionar o novo tamanho a ser adotado. Tudo está abordado nos vídeos abaixo

Conclusões

Basta continuar a série que vamos abordar mais itens para deixar o SolidWorks mais poderoso ainda. Acreditem.

Sds,
Kastner