Configurações do SolidWorks – Parte 6 – Templates

Senhores,

Agora sim chegamos ao final da série mais festejada da comunidade CAD brasileira. Sei que muitos olharam os posts mas nem todos conseguiram assistir aos vídeos. Muitas vezes é por conta das limitações de internet de suas empresas, outras são por conta da velocidade do link da internet utilizada e outras são por conta de preguiça mesmo. Alegre

Ok, agora estamos falando de templates mesmo pois já configuramos os formatos, propriedades e listas de materiais. Serão necessárias configurações de peças, montagens e desenhos.

Locais de arquivos do SolidWorks

A primeira coisa é apontar os locais de arquivos do SolidWorks de forma simples nas opções do sistema na parte de locais de arquivos. Esse procedimento é descriminado no vídeo abaixo

Definição das opções de padrão

Existem duas partes na configuração dos templates de arquivo

  • Opções de padrão – Definição de estilos de dimensões, anotações, marcas de centro,
  • Opções gerais – Unidades de desenho, opções de linhas, chapas metálicas e visualização.

As opções do padrão podem ser salvas em um arquivo externo para ser aproveitado em projetos antigos onde padrões errados foram aplicados ou configurar no arquivo de desenho e aplicar as mesmas configurações nos templates de modelo.

Com as opções de SolidWorks definidas, basta salvar o padrão em um arquivo externo.

Demais opções

Existem mais opções de detalhamento como espessuras de linhas, tipos de linhas (contínua, pontilhada), opções de importação automáticas de anotações.

Na minha opinião, não existe muita necessidade da importação automática de anotações pois existe a possibilidade de trabalharmos com o comando de inserção de itens de modelo. Caso contrário, trabalharemos com dois templates, um para inserção automática de anotações e um para inserção manual. Quanto mais templates de desenho, maior a possibilidade de nos perdermos no gerenciamento dos padrões de desenho.

A definição de unidades é algo importantíssimo. Eu, particularmente, sempre marco a opção de selecionar a opção MMS e, posteriormente, modifico as unidades necessárias. Essa opção é importantíssima para que os desenhos sempre sejam inseridos com as unidades representadas da maneira correta. O mais complicado é representar corretamente as opções de massa na mesma unidade sempre.

Template de peças e montagens

Esses templates são mais simples de se ajustar. O que poderemos inserir neles são opções de materiais, ajustar as unidades, importar as opções dos padrões definidos no template de desenho.

O processo é muito similar para o template de peça e para o arquivo de montagem.

Com isso, definitivamente, eu encerro a série.

Amanhã eu devo postar no meu Skydrive os arquivos de templates e formatos.

Sds,
Kastner