Interações com o Cad–Dispositivos apontadores

Senhores,

O que muitos não tem reparado nos últimos anos são as possibilidades de interação com o software CAD.


Primórdios

Bem, eu nunca usei, nunca vi e não sei como funcionava… Sou de 1985 e não nasci usando CAD mas falam que no começo da aplicação do Autocad, o dispositivo apontador utilizado era uma mesa digitalizadora.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tablete_gr%C3%A1fico

Pelas fontes que andei sondando, as mesas digitalizadoras eram aplicadas até o surgimento do Windows 3.11 ou 95 e as versões de AutoCad para Windows.

Utilização do mouse

Com o advento do Windows 3.11 e 95, os usuários deixaram de utilizar as mesas digitalizadoras e passaram a utilizar o mouse. Tanto para SolidWorks quanto para outros softwares, os mouses passaram a contar com muitas variações. Eu mesmo já escrevi sobre a utilização de alguns mouses especiais aqui no blog.

http://www.kastner.com.br/2009/03/mouses-especiais-atalhos-de-teclado.html

E olha que o meu mouse é pobrezinho comparado a alguns que encontramos no mercado

http://www.logitech.com/en-us/gaming/mice-keyboard-combos/devices/7244

Um similar a este acima eu já vi configurado para a utilização de alguns de seus botões para CAD. É bem bacana os usuários inserindo comandos de SolidWorks nos botões do mouse.

Lembro que os mouses evoluiram muito ao longo dos anos para auxiliar os usuários de CAD

  • Surgimentos de tecnologias sem fio e evolução da mesma
  • Substituição da bolinha que sujava por optico
    image
  • Inserção do scroll que facilitava a vida dos usuários para manipulação das vistas.
    image
  • Aparição dos botões configuráveis do mouse.

O SolidWorks já nasceu suportando mouse pois ele foi desenvolvido para Windows 95.

Nova mudança

Com o surgimento das novas tecnologias, o SolidWorks passou a acompanhá-las também. Mas quais são as novas tecnologias?

imageÉ o suporte ao toque na tela. Isso se tornou muito visível a todos os fãs de tecnologia com a aparição do iPod touch, iPhone e iPad. Já ouvi boatos que existiam tecnologias para lançar um telefone com itens de ipod antigo em 2004 mas a Apple esperou que surgissem mais itens que tornassem o seu telefone realmente revolucionário. Com todos os recursos que a Apple julgava necessário, o Iphone e o ipod touch foram lançados em 2007.

Foi algo totalmente revolucionário todo mundo desejando um iPhone e sua tela de toque. Mas o que todo mundo realmente queria era tocar e interagir com os aplicativos.

imageCom o surgimento do Windows 7 em outubro de 2009, o sistema operacional da microsoft passou a interagir com monitores que suportam tela de toque.

Ao lado segue uma imagem do laptop Assus Slate (não homologado para solidWorks) que possui suporte ao toque para manipulação de informações. Abaixo segue o link da Assus para buscarem maiores informações

http://promos.asus.com/US/ASUS_EeeSlate/index.htm

O mais importante é que para as Workstations homologadas para Solidworks existem monitores a venda na internet para compra e instalação para utilização de interface de toque.

http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/01/monitor-multi-touch-dell-st2220t-com-215-polegadas.html

imageTambém existe o monitor da Lenovo que está na imagem ao lado. Achei uma página que comenta as tecnologias dele no link abaixo.

Informações de monitor

O mais interessante é averiguar que o SolidWorks já vinha se direcionando a tecnologias de toque. Afinal, qual a real finalidade do Instant 3D? Ele tem como finalidade principal auxiliar o usuário a tocar e manipular o projeto sem a procura contínua de comandos.

Para quem não sabe o que é o instant 3D, tem um link para um post meu aqui no blog.

http://www.kastner.com.br/2009/03/instant-3d-edicao-direta-tecnologia.html

O instant 3D não é a mesma coisa que a tecnologia síncrona da Autodesk ou o Inventor fusion. Mas a praticidade que ele oferece é de edição direta mas mantendo os recursos e com uma interface conhecida pelos usuários.

Para quem realmente deseja ver o SolidWorks em ação com um monitor de toque, segue um vídeo que localizei no You Tube.

Achei mais outro vídeo

Acredito que estamos vendo um futuro. O mouse está perdendo a sua importância com a evolução das tecnologias de monitores de toque.

Ainda escreverei mais sobre isso.

Sds,
Kastner