Configurações em Modelo – Parte 2 – Desenhos

Senhores,

Uma das funcionalidades de configurações é saber que poderemos utilizálas para resolver problemas de representação de vistas em ambientes de desenhos. Muitas são as possibilidades para simplificar as vistas, acompanhem o post.


Representação de peças

Uma coisa que pode ser muito complexa é detalhar uma peça com muitos raios de uma forma lógica e compreensível para os usuários. A exibição das formas arredondadas podem representar um problema real para todos os usuários de CAD.

Observar a peça abaixo

image

Observar o detalhamento dela em uma vista superior… Sem arestas tangentes, ela fica representada conforme a imagem abaixo.

image

Observar que na imagem acima, nada aparece. Mas clicando na vista com o botão direito e selecionando a opção de visualização de arestas tangentes, o modelo fica conforme abaixo

image

Na prática, com a imagem acima, não será possível realizar um detalhamento prático do componente com as medidas da peça. Talvez criando uma variação do componente com configurações, poderemos contar com uma vista mais interessante mesmo sem utilizar arestas tangentes

imageNa imagem ao lado é exibida a criação de uma configuração derivada que sugere que seja uma vista específica para detalhamento. Essa configuração é derivada da original para que sejam garantidas alterações no componente orginal e elas sejam propagadas automaticamente na vista de desenho de forma correta.

Abaixo segue uma imagem com a configuração de detalhamento preparada.

image

imageObservar que o grande truque é conhecer a árvore de projetos do SolidWorks.

Saber separar o recurso de Filetes em várias partes para que eles possuam a possibilidade de serem suprimidos sem afetar a representatividade da peça final.

Vídeo prático – Passo a passo

Segue abaixo um vídeo onde o procedimento é executado e aplicado na prática.

Montagens

Em montagens, diversos são os motivos para se criar uma configuração do modelo para detalhamento mas são duas as principais razões.

  • Diferentes vistas explodidas – Pode-se ter o objetivo de mostrar estapas da explosão ou maneiras diferentes de se montar o mesmo equipamento
  • Criação de detalhes de visualização – Pode-se criar recortes com recursos no modelo da montagem e, com isso definir uma opção melhor de visualização do modelo.

Segue o primeiro vídeo onde são geradas as configurações

O segundo demonstra como utilizar as informações no ambiente de detalhamento.

Bem,

Acho que com esse primeiro post, dá pra se ter uma idéia das funcionalidades de configurações.

Sds,
Kastner