Exibição em 3D de seus produtos – SolidWorks

173Senhores,

Eu nunca tinha experimentado visualizar projetos em 3D antes do SolidWorks World em San Antonio este ano. Assistindo a filmes em 3D passei a sentir como se estivesse em meio ao filme, como se os personagens saltassem para fora da tela. Isso tem aplicações com o SolidWorks.

Abaixo segue uma imagem de um vídeo de uma campanha institucional da Dassault Systemes onde um dos personagens da tribo colaborativa tenta tocar o que está em sua televisão.

image

Existia suporte para utilizar a visualização de projetos em 3D com o SolidWorks mas isso causava enjoos em alguns usuários. Isso ocorre com muitas pessoas também nos cinemas.

Projetar envolve se dedicar em média 8 horas diárias no trabalho com a aplicação CAD. Em alguns filmes 3D como avatar eu sentia dores de cabeça já na metade do filme.

Bem, o suporte a gráficos tridimensionais foi adicionado no SolidWorks 2007 e removido no SolidWorks 2009. O que isso significa? Não conseguirei mais visualizar os meu projetos em 3D?

SolidWorks eDrawings

O eDrawings é o responsável pela visualização tridimensional do projeto. Eu nem sabia que essa funcionalidade estava disponível com esta ferramenta de comunicação mas para visualizar os documentos de tal forma é necessário realizar um procedimento simples conforme descrito no site da Nvidia.

Modificar uma chave de registro

image

Marcar uma caixa nas opções do SolidWorks eDrawings

image

E marcar a opção de visualização de arquivos em Perspectiva no edrawings

image

Kit para visualização tridimensional

De nada adianta configurar tudo isso se não possuirmos um Hardware que suporte a exibição de imagens tridimensionais. No que consiste esse hardware?

  • Placa de vídeo com suporte a isso
  • Monitor de alta frequência (120hz)
  • Cabo de comunicação que suporte frequencia alta na comunicação (DVI, HDMI ou DisplayPort)
  • Óculos especiais (ainda não conheço monitor de computador que não necessite dos óculos).

image

Não é um kit absurdo de caro, basta procurar no mercado as opções, estudar bem o monitor e a placa de vídeo que serão adiquiridos. Com isso, acabaremos contando com uma ferramenta de apresentação de projetos muito confiável.

Eu vi

Como eu havia comentado, apenas soube que essa funcionalidade estava disponível no eDrawings graças ao que vi no pavilhão de exposições do SolidWorks World em San Antonio.

A Nvidia estava lá apresentando essa tecnologia aos usuários de SolidWorks.

172

173

Sds,
Kastner