O sofrimento dos brasileiros

imageSenhores,

Estou meio que fora do ar por conta de motivos de saúde mesmo. Tive de cuidar da minha saúde, a condição física pegou forte em mim e as coisas só pioravam. Acho que agora, até o meio de julho deve estar tudo em pé… Mas esse é o meu sofrimento e não dos brasileiros. he he he

O post vem trazer a todos nós alguns dilemas que afetam a todos nós e nossos empregos.


Carga tributária

O que acaba atrapalhando a todos e todas as empresas brasileiras é uma altíssima carga tributária. Cada vez mais contamos com uma balança comercial altamente desfavorável. Vale muito a pena comprar itens manufaturados no exterior a fabricá-los no brasil.

Quem não se lembra dessa tirinha que publiquei em um post aqui no blog.

image

Isso prova que itens fabricados no exterior e trazidos para o Brasil são altamente taxados… he he he. Exemplos que poderemos encontrar para essa situação em produtos bem conhecidos

  • Vídeo Games
  • Perfumes
  • Calçados
  • Eletrônicos

O lado positivo

Caso não existisse um protecionismo para importação de produtos extrangeiros, grandes grupos nacionais não existiriam e o Brasil seria um Paraguai de proporções continentais.

Posso listar empresas que se beneficiam gerando tecnologia genuinamente brasileira.

  • Weg
  • Natura
  • O Boticário
  • Azaleia
  • Positivo Informática (montagem de computadores em solo nacional)

O lado negativo

Mesmo com o protecionismo, parece-me que cada vez mais contamos com um amadorismo dos governos que contam com uma forma de gestão cada vez mais ingênua. Na falta de dinheiro para pagar as suas contas acabam punindo o setor produtivo.

Um aumento de imposto significa para as empresas uma redução de lucratividade, diminuição do dinheiro em caixa, contratação de menos pessoas ou até dispensa de funcionários.

Um imposto a mais para um produto fabricado no Brasil pode significar empregos a mais no exterior. Conheço muitas empresas que estão terceirizando parte da produção em paises asiáticos pois não compensa manufaturá-los aqui.

Com uma carga tributária muito forte, nossos produtos deixam de ter valor no mercado internacional. Como exportar mercadorias se elas são muito caras fora do nosso país?

Percentual da carga tributária

Como pode-se estudar no gráfico abaixo, o governo aumentou o percentual de arrecadação dos impostos gradativamente ao longo dos últimos anos para compensar os gastos da máquina pública mas o que isso nos trouxe de benefícios?

  • Estradas perfeitas? – Vi mais pedágios
  • Melhoras nos aeroportos? – Não é o que vejo quando viajo
  • Serviço público de saúde exemplar? – Preciso comentar?

image

As razões deste Post

Quem viu friamente o gráfico acima pode constatar que existiu uma queda no percentual de imposto em relação a 2008. Isso ocorreu pois o governo federal cortou os impostos do setor produtivo para aquecer a economia em meio a crise econômica… E não é que funcionou? A economia reagiu muito bem a esse estímulo.

Vejo sempre notícias de aumentos de impostos como IOF e a volta da CPMF. O que estamos fazendo para ter um setor público mais produtivo e que gaste menos? Uma empresa que gasta mais que tem de receita acaba por fechar as portas ou só dispensar pessoas. O governo aumenta impostos.

Tirar o dinheiro do mercado para alimentar os disperdícios da máquina pública é matar as indústrias e comércio nacional. Crescimento na indústria é algo totalmente saudável para nós que trabalhamos som softwares de desenvolvimento de produto como o SolidWorks, Solid Edge e Inventor.

Isso é apenas parte da minha reflexão e do que vivo no mercado diariamente.

Sds,
Kastner