Configurações em Modelo – Parte 7 – Simulação

Senhores,

Muitos são os que falam em softwares de simulação como a ferramenta Ansys, Abaqus, Nastram ou Algor. Mas são poucos os que reconhecem o SolidWorks Simulation como uma ferramenta altamente potencial para se utilizar no dia a dia.

O post de hoje tem alguns objetivos bem peculiares

  • Provar os benefícios do CAD integrado com a ferramenta de simulação
  • Mostrar como as configurações podem auxiliar a preparação para o modelo em simulação

Muitos não conhecem as ferramentas de simulação em geral mas a primeira coisa a ser considerada é

O modelo a ser simulado nem sempre é igual ao modelo real

Observar o modelo abaixo

image

Uma vez que desejamos simular uma força próxima a área circular, os pequenos raios em torno da peça acabam se tornando desnecessários e, inclusive, prejudiciais a peça na geração da malha e solução do modelo de simulação. Um modelo adaptado para simulação, seria exibido conforme a imagem abaixo

image

Abaixo segue imagem do gerador de malhas de simulação com os dois produtos

image

Lembro que a peça da direita é a que possui as adaptações para o Simulation. Observar que na peça da esquerda possui uma concentração de elementos acentuada nos cantos arredondados. Uma vez que os elementos estão deformados, seria ideal um controle de malha sobre as faces, o que traria mais elementos ainda e dificultaria o processamento do modelo de simulação.

imageSem entrar em detalhes, vale a pena lembrar que até para montagens não existe impacto algum em comparar o modelo real e o modelo de simulação. As duas versões podem coexistir no arquivo assim como as versões simplificadas e a versão completa da montagem.

Observar acima o exemplo da árvore de configurações para este modelo.

Exemplo em vídeo

Neste vídeo, todas as peças são preparadas para serem utilizadas no ambiente de simulação.

Ele demonstra algumas coisas bem simples

  • O modelo que for simplificado pode ser alterado na forma original que, dependendo das opções de configurações, o modelo de simulação é regenerado
  • O controle da simplificação do modelo depende dos desejos dos usuários e não de um aplicativo de geraçaõ de malhas.

Conclusões

A utilização do SolidWorks Simulation depende de um conhecimento profundo das ferramentas de CAD. Para que simulação e projeto caminhem lado a lado, todos os usuários de SolidWorks da empresa deverão pensar nos itens que envolvem uma simulação para que os seus componentes e montagens possam ser preparados.

Sds,
Kastner