Modo 501 – Uma ferramenta avançada de renderização

image

Senhores,

Muitos sabem que sou um fã incondicional do PhotoView 360. Mas ele sozinho não é lá essas coisas pois ele depende das aparências definidas pelo SolidWorks e do trabalho nas peças e features do SolidWorks. Em muitos clientes em que atuo, muitos me solicitam uma ferramenta mais avançada para renderização que as existentes no SolidWorks ou partem para uma qualquer sem questionar a mim.

Estou afim de falar sobre o Modo da Luxology, este que acredito ser a melhor solução de renderização do mercado para renderização totalmente integrado ao SolidWorks.

Algumas itens interessantes que eu posso listar sobre o produto no post


Sobre a Luxology e o produto

O Modo está na versão denomidada 501. É uma forma deles denominarem o produto. Pelo que me lembro o versionamento deles é executado por centenas (301… 401… 501…).

Ele é desenvolvido pela Luxology que é uma empresa independente. Ela não é da SolidWorks, Autodesk ou outra companhia… Como eu espero que se mantenha por algum tempo.

A Luxology possui parceirias com várias empresas que tem algum vínculo com computação gráfica Apple, nVidia e Wacom. Sem falar que é uma solução que trabalha em parceiria com a SolidWorks.

Segue o site da empresa

http://www.luxology.com/

Modo e o SolidWorks

Quem acompanhou a história do PhotoView 360 sabe que ele é uma parte do produto final do Modo. Uma pequena parcela da ferramenta mesmo. As duas empresas trabalham juntas no desenvolvimento na ferramenta de renderização.

Já ouvi o seguinte dizer de funcionários SolidWorks

Essa parceiria é um sucesso. Pois o produto que está no SolidWorks é propriedade da SolidWorks e não existe possibilidade do suporte ao mesmo ser descontinuado.

Bem, eu ouvi isso em 2009, espero que continue sendo verdade

Pensando bem o que existe no SolidWorks referente ao modo no photoview é só o clique de renderização pois diversos fatores como aparências e cenários são definidos pelo Realview. Foi dessa forma que ocorreu uma troca tranquila do PhotoWorks para o PhotoView.

Portanto, é uma relação de parceiria mesmo. Por outro lado, também existe o Kit de SolidWorks para o Modo 501 da Luxology mas falarei dele em outro post. Abaixo eu quero listar algumas das ferramentas do produto.

Câmeras

Algumas seleções de câmeras bem interessantes aparentemente estão disponíveis como seleção de lentes, ajuste focal e distorção. Renderizaçaõ estereoscópica também é suportada.

Renderização por rede

Um recurso muito legal é a possibillidade de distribuir uma renderização em até 50 computadores de uma rede para ganhar em tempo de processamento. Li que o sistema de configuração é simples de ser configurado e as máquinas “escravas” recebem partes da renderização gerada de uma máquina mestre.´

Árvore de Renderização

O Modo possui uma árvore de renderização bem similar ao PhotoShop e controla as aparências dos componentes e cenários.

Tipos de saída de arquivos

Vi que é extremamente fácil de controlar o tipo de saída dos arquivos como criar máscaras de componentes para montagens posteriores em softwares de edição de imagens

Clientes conhecidos

Nem sabia que muita gente já utilizava o Modo mas me surpreendi com o que comecei a ler em foruns e sites brasileiros. Para os usuários de SolidWorks, Rob Rodrigues usa essa ferramenta em seus trabalhos de renderização e atendimento aos seus clientes.

http://robrodriguez.com/wordpress/

No próprio Site da Luxology, poderemos encontrar imagens de clientes que utilizam o Modo e um deles é brasileiro, a Continental do Brasil.

http://www.luxology.com/gallery/image/view.aspx?id=13952

image

Continuação

Devo escrever mais sobre a ferramenta nos próximos dias ou semanas

Sds,
Kastner