Novidades SolidWorks 2012 – Interface 3 – Divisão da Tela

Senhores,

Sou um amigo do Ctrl+Tab, smart mates e toda a interface ágil que o SolidWorks sempre teve.

Eis que surgem 2 botões novos para o SolidWorks 2012 mas o que eles significam?

image


O que eu abomino

Quem faz treinamentos comigo ou me vê trabalhando com o SolidWorks, sabe que eu odeio o botão de minimizar para trocar entre janelas de arquivos abertos.

Por que eu não gosto disso?

Porque alguém que minimiza um arquivo aberto no SolidWorks é por necessitar trocar de arquivo aberto e pra isso existe o Ctrl+tab. Caso necessitarmos voltar para o arquivo aberto, será necessário minimizar quase todos os arquivos e ir maximizando eles aos poucos…

Sei eu, muito trabalho mas isso foi apenas para lembrar, quando estamos com múltiplos arquivos abertos em um único programa o Ctrl+tab é uma ótima alternativa. Vejam o exemplo abaixo e você vai ver que talvez nem conhece todos os recursos de seu navegador de internet que tem a mesma lógica do SolidWorks

Fiz um vídeo para todos verem claramente como o Ctrl+tab ajuda e muito os usuários.

Os novos botões

imageO Help muito fala destes botões mas o mais importante é ver as funcionalidades deles para encaixes de peças, manipulação de montagens, edição de componentes e detalhamentos.

Basicamente, para os reles mortais que como eu, trabalham com 1 monitor apenas… O SolidWorks pega o modelo aberto e posiciona a janela para ocupar apenas metade da janela, seja ela a esquerda ou direita. Pareceu pequeno para vocês que estão lendo, né? Bem… Quem desejar brincar um pouco, poderá tirar as suas conclusões com o vídeo abaixo

Arrastar peças e inserí-las em montagens depende de dois fatores

  • Criar referências de posicionamento nas peças a serem encaixadas como as do vídeo de exemplo;
  • Ou arrastar pelas faces que serão posicionadas na montagem e ele criar o posicionamento automaticamente.

Para quem trabalha com dois monitores, os arquivos poderão ser posicionados em telas separadas… Isso é uma grande novidade do SolidWorks 2012 mas eu não tenho como demonstrar isso a vocês do blog.

Conclusão

Senhores, a novidade é pequena mas acho que beneficia a todos os usuários sem restrições.

Lembro a todos que, conforme eu narrei no vídeo, a única novidade é o botão que divide a tela, o resto já existia. Acredito que vocês acabem não vendo isso tão detalhado nos eventos de lançamento do SolidWorks na sua região.

Sds,
Kastner