SolidWorks 2013 no XP – Não mais!!!

imageSenhores,

Eis que o ciclo do Windows XP finalmente se encerra para os produtos SolidWorks. Há muito tenho falado sobre o assunto e eis que agora o assunto amadureceu de forma mais concreta.

Suporte foi descontinuado

Lembro que em um primeiro momento a SolidWorks Corp cortou o suporte para problemas relacionados ao sistema operacional Windows XP. Isso ocorreu quando eu escrevi este post abaixo

http://www.kastner.com.br/2009/08/esta-na-hora-da-aposentadoria.html

Depois amadureci a ideia no post abaixo

http://www.kastner.com.br/2010/04/o-fim-do-windows-xp-esta-proximo.html

Suporte ao sistema operacional

Lembro que o que foi descontinuado na prática foi suporte a problemas relacionados a sistemas operacionais e não que ele não seria instalável no Windows XP, né?

Exemplo 1

Eu tenho duas máquinas iguais, uma executando o SolidWorks com Windows XP e outra com o Windows 7. As duas são extremamente iguais mas apenas muda o sistema operacional mas na primeira o SolidWorks não é instalável.

Imaginem as seguinte situações

  • Mesmo Hardware
  • Mesmos programas instalados
  • Mesma versão do SolidWorks instalada

Muito provavelmente o problema acabará sendo diagnosticado como sistema operacional e ali não existe suporte da SolidWorks para isso.

Exemplo 2

Tenho que atualizar o SolidWorks em 300 máquinas na minha empresa sendo que aproximadamente 50 estão com o Windows XP. As 250 com Windows 7 instalaram que foi uma barbada as restantes com o XP, apresentaram problemas.

A responsabilidade a problemas de instalação no Windows XP são de responsabilidade dos usuários. Eu ao menos deixo claro isso a todos os clientes onde eu trabalho com a SKA, não sei se essa realmente é a posição da SolidWorks.

Imaginem como diagnosticar problemas em um sistema operacional que nem mais é desenvolvido pela Microsoft? Se algo der errado, não tem como investigar a fundo uma solução para a ferramenta.

Já passei tanta raiva tentando instalar o SolidWorks 2011 em XP que tinha que executar procedimentos como o descrito abaixo

  • Desisntalar o SolidWorks existente na estação de trabalho
  • Limpar os registros
  • Remover alguns componentes Windows que podem estar com versões não desejáveis para o SolidWorks como
    • .Net FrameWork
    • Windows Installer
    • Microsft Office Components
  • Instalo O SolidWorks e ele instalará novamente os componentes que são necessários para ele.

Sei que eu também não me responsabilizo pelo não funcionamento de outros programas que não sejam o SolidWorks.

Instalação

Lembro que não existir suporte a sistema operacional não significa que o software não funcione mas tem algo que estará mudando em pouco tempo.

A SolidWorks soltou o seguinte comunicado que recebi

SolidWorks 2012 é a última versão a suportar Windows XP

9 de Setembro de 2011

Boa tarde,

O SolidWorks 2012 (incluindo CAD, Simulation, Sustainability e Enterprise PDM) será a última versão a suportar o Windows XP.

Esta ação está sendo realizada devido à também finalização do suporte da Microsoft ao Windows® XP já em Abril de 2009. O SolidWorks 2013 não irá instalar no Windows XP.

Para informações adicionais, por favor verifique a págia System Requirements no site da SolidWorks.

Bem, a 2012 que lançaremos dia 4 de outubro, será a última versão que será oficialmente instalável no Windows XP. Isso agora é totalmente oficial.

Sds,
Kastner