Grandes Montagens – #SolidWorks 2012 – Parte 1

Senhores,

Deixei mais para o final do ano as inovações mais importantes do SolidWorks 2012. Duas delas são voltadas para grandes montagens e a primeira a ser detalhada é o congelamento de recursos.


Base

Lembro que a primeira coisa a ser pensada é que tudo o que é lançado para o grandes montagens, geralmente é baseado na visualização de corpos.

http://www.kastner.com.br/2011/05/somente-visualizacao-parte-1-tamanho-de.html

http://www.kastner.com.br/2011/05/somente-visualizacao-parte-2-conceito.html

http://www.kastner.com.br/2011/05/somente-visualizacao-parte-3-peso-leve.html

http://www.kastner.com.br/2011/05/somente-visualizacao-parte-4-tamanho-do.html

Todos os posts demonstram como funcionam a visualização de arquivos e os impactos delas em situações até como nos recursos de peso leve.

A árvore de montagem

image

Lembro que a árvore de montagem do SolidWorks é a base de toda a ferramenta CAD como a conhecemos atualmente. Um item acaba por possuir a dependência com o outro. Alterando a base, altera-se o posterior.

As vezes, alteração de um item base, acaba impactando a necessidade de reprocessar todos os itens seguintes.

image

Coisas indesejadas

Em muitas situações como aberturas de montagens, edição de componentes, criação de recursos de montagens, aberturas de desenhos ou criação de vistas em cortes nos desenhos, demandam a atualização dos recursos dos componentes.

Digamos que em algumas situações eu tenho a convicção que os componentes não tem a necessidade de atualização. Isso ocorre principalmente em componentes de biblioteca das empresas, estruturas e componentes que não entram mais em revisão.

Barra de congelamento

A barra de congelamento pode vir a suprir muitas dificuldades dos usuários para desempenho em arquivos de alta complexidade. O SolidWorks não possui ela ativada por padrão na instalação da ferramenta. Ela deve ser acionada nas opções do programa

Menu Ferramenta –> Opções –> opções do sistema –> Geral—> Marcar a opção “Ativar barra de congelamento”

image

A barra passa a estar presente na árvore do SolidWorks representada por uma linha dourada.

image

Ao arrastarmos a barra até algum ponto da árvore onde o modelo não é tão modificado, os recursos passam a serem bloqueados por um cadeado

image

Ao necessitarmos a alteração do modelo, deve-se subir a barra de congelamento até o ponto onde o recurso ficará disponível.

image

Ao terminarmos, basta baixarmos a barra de congelamento até onde for necessário.

Substituição natural

Muitos clientes criavam as peças de biblioteca como corpos importados para evitar de processar a árvore destes itens. Com o congelamento de recursos acionando nas bibliotecas isso não mais será necessário.

Sds,
Kastner