Uma explanação sobre hardware – Parte 1 – Placa mãe

Senhores,

Estou começando a estudar mais de hardware uma vez que todos me pedem informações sobre computadores ideais, tipos de processadores, memória Ram. Esse post é para quem não entende quase nada quando sobre hardware.

Em uma navegada básica na internet que é o que faço quando estou em pequenos momentos livres na SKA, achei o infográfico abaixo no Tecmundo, um blog de tecnologia que sigo via Facebook.

Eu achei muito bacana e vou dando os meus palpites quanto as imagens que apanhei

Chipset

É ali que envolve o processamento das placas de vídeo integradas, modem ou som. Apenas teremos de avaliar quando ele possui apenas o vídeo integrado ou não. Mesmo quando existir o vídeo integrado, tem de ser avaliado quando existem placas off boards compatíveis com SolidWorks e disponíveis.

image

Soquete do Processador

Esse acredito eu ser quem manda na seleção da placa mãe. Cada processador é compatível com o seu respectivo slot. Por isso que as vezes selecionar um novo processador para uma máquina se torna uma operação tão cara. Não demanda apenas trocar o processador mas a seleção de uma nova placa mãe.

image

PCI-Express x 16

Esse é o slot que demanda mais cuidado. Todos sabemos que é recomendável a compra de uma placa de vídeo homologada para SolidWorks mas aí que mora o perigo. Será que a placa mãe possui um Slot PCI-Express disponível?

Deve-se sempre saber os tipos de slots disponíveis na máquina antes de comprar um hardware que será utilizado diretamente a ela.

image

Discos

Os discos rígidos se comunicam por conectores sata ou pata assim como os leitores de CD’s e DVD’s.  Lembro que se o usuário desejar conectar um novo leitor de DVD ou unidade de disco deverá lembrar de duas informações

  • Existe conector sata disponível?
  • A unidade de disco que estou conectando é SATA ou PATA?

Lembro que as unidades SATA são preferenciais por possuírem uma capacidade maior de transmissão de dados. Elas variam de 150MBps a 300 Mbps enquanto o conector antigo se limita a 133 Mbps

image

Conectores de Energia

A imagem por si só já descreve as suas funções

image

Slot PCI-express. x 1

Eu nem sabia que existia diferença entre os tipos de PCI-Express até começar a escrever este post mas está valendo a pena entender a situação. Na imagem abaixo ele descreve claramente que esse tipo de slot nas placas mães é para acessórios que não demandam um processamento tão intenso.

Placas de vídeo com esse slot provavelmente não são as mais adequadas para o SolidWorks por não ser o método de comunicação com a CPU mais poderoso.

Baseado nas informações que estou passando, acho que já conseguimos analisar o link abaixo

http://www.hisdigital.com/un/news_show-214.shtml

image

Conexões com o acionamento da máquina

image

Memória RAM

A memória RAM sempre é um quesito interessante. Não adianta comprar pentes de memória avançadíssimos se não soubermos alguns detalhes

  • Quantos Slots a placa possui?
  • Qual é o tipo de memória existente?
  • Qual é o clock da memória?
  • Qual a memória máxima que pode ser instalada neste computador?

Essas informações são extremamente importantes.

Observem o campo memória das máquinas optiplex e da Precision no link abaixo

http://www.dell.com/br/corporativo/p/optiplex-390/pd

http://www.dell.com/br/corporativo/p/precision-t3500/pd

A aquisição de uma máquina deve levar em conta até onde pode-se expandir a memória RAM.

image

Portas USB

Entendendo a ilustração destas imagens, eu passo a entender porque as vezes ocorria a queima de pen drives em portas USB’s. As portas disponíveis na porta traseira dos computadores estão prontas para serem utilizadas, enquanto as frontais são interligadas manualmente por fios na parte frontal do gabinete. Lembro que a queima de pen drives ou outros dispositivos USB’s ocorre quando as portas são ligadas com a polaridade invertida.

A porta USB traseira já está totalmente integrada com a placa mãe e não necessita de conexão com fios manualmente.

image

Painel traseiro

O painel traseiro é onde estão disponíveis as conexões prontas da placa mãe com saídas pra placas de rede on board, vídeo, USB’s, sinalizações, etc.

image

Conclusão

Espero ter ajudado um pouco a vocês entenderem um pouco mais de computadores.

Estou tentando voltar a ativa com o blog aos poucos mas sem uma pressão muito intensa nisso.

Este post foi baseado no seguinte post do tecmundo

http://www.tecmundo.com.br/infografico/16129-para-que-serve-cada-componente-da-placa-mae-infografico-.htm

Sds,
Kastner