Bases do ePdm – Parte 2 – Arquivo certo na hora certa

Senhores,
O grande trauma das grandes produções é a quantidade de papel voando por toda a fábrica sem controle algum. Muito se fala em reduzir o consumo de papel, controlar a impressão desnecessária de documentos mas nem sempre esse é o problema das empresas.
Vamos ler uma historinha com uns memes… Eu juro que não gosto de memes, mas, a ilustração é pra ser boa

Historinha triste

Esse é o João…
image
Ele é um usuário de SolidWorks em uma metalúrgica há 10 anos.
O Kastner, o pequeno blogueiro que aqui vos escreve, nem sabia o que era SolidWorks e ele já fazia milhares de projetos.
Só que o João tinha um problema: o PCP de sua empresa apenas imprimia arquivos, o seu gerente fazia de conta que aprovava os projetos e toda a produção da empresa tinha problemas de projetos… A culpa aparentemente sempre era do nosso amigo.
Agora vamos ao nosso amigo Gilberto…
image
Ele também é conhecido como Giba do carteado… No almoço o jogo de truco sempre tem um vencedor certo… Quem se atreveria a ganhar dele?
Ele tem 30 anos de empresa…
Há 20 anos está como encarregado da produção da fábrica.
Para ele, o João é apenas um cara que não sabe como a sua vida é complicada… Pensa que o nosso amigo apenas fica fazendo desenhos na frente do computador ou que não foi capaz de ser nada melhor na vida.
O Gilberto recebia os papéis de projetos aprovados… E guardava-os com afinco, pois tinha desenvolvido maneiras muito eficientes de fabricar os produtos de sua empresa.
Esse é o Paulão, o gerente do João…
image
Homem honrado, trabalha há 20 anos na empresa… Foi orientado profissionalmente pelo Gilberto quando ainda era estagiário. Nos finais de semana ele e o Giba assam um churrasco, assistem futebol e ficam rindo das histórias da empresa…
Ninguém sabe o que ele faz ao certo mas ele disse que os projetos que deram errado na fabricação não tinham passado por ele. Os erros de fabricação não costumam ser do Gilberto também… Amigo sempre protege amigo.

Um fluxo de projetos

Com o propósito de resolver uma série de problemas de SolidWorks, a metalúrgica optou por instalar uma ferramenta de gerenciamento de arquivos, o SolidWorks Enterprise PDM.
O Paulão só pensava em uma coisa quando via o nome Enterprise…
image
Quando foi pensado no problema de gestão de projetos, foi planejado o seguinte fluxo de trabalhos para o Enterprise PDM.
image
Com o fluxo acima… Algumas coisas passaram a acontecer na empresa…

  • O João passou a se preocupar com os arquivos apenas quando os documentos estiverem “Em Desenvolvimento” ou “Em revisão”;
  • O Nosso amigo Giba tem acesso aos documentos apenas quando os arquivos estiverem “Em produção”.
  • Nenhum arquivo do João chegará ao Gilberto sem passar pelo Paulão. O Paulão é responsável por avaliar os arquivos “Em Aprovação”.

Com isso alguns problemas do nosso amigo João foram evitados…

  • Todos os projetos obrigatoriamente passaram pela aprovação de seu gestor.
  • O Gilberto somente poderá ter acesso aos documentos enquanto os mesmos estiverem em “Em produção”. Caso alguma alteração ocorra no arquivo, o documento não mais estará acessível a ele. Esse jogador de carteado nunca mais teve acesso aos arquivos que o João estava alterando.

Vídeos Ilustrativos
A primeira situação mostra um arquivo já existente no cofre e o mesmo será enviado a aprovação.

O Segundo vídeo mostra a aprovação do documento e a chegada na fábrica

O Terceiro vídeo mostra o processo de revisão dos arquivos

Preenchimento de legenda

Um item bem interessante a ser analisado com o ePdm é a integração do fluxo com o preenchimento de legenda. Os campos assinalados na legenda abaixo são preenchidos automaticamente pelo fluxo de aprovação.
image
O detalhe é que se existir a aprovação em lote de dezenas ou centenas de arquivos, o preenchimento dos dados será executado automaticamente em todos eles.
Realmente, o PDM insere procedimentos novos em uma engenharia, no entanto, dá benefícios aos quais os usuários poderão utilizar para ganhar em tempo de projeto.
Não há como burlar a informação de quem preencheu os arquivos, toda a informação é gerada automaticamente. Erros de incremento de revisão ou projetos que chegaram liberados na fábrica sem a aprovação de um gerente não existirão.

Encarregados de produção

Um procedimento a ser modificado é o acesso a dados de componentes a serem fabricados. O papel deve ser substituído pelo acesso via PDM. Com isso, os usuários da fábrica são notificados instantaneamente de que um determinado produto está em alteração.
Com isso, não existirão algumas desculpas como:

  • Não me notificaram que o arquivo seria alterado
  • Eu não sabia que o arquivo ainda não estava liberado para produção.

O encarregado de produção tende a ser a pessoa mais resistente a mudança pois ele terá de garantir que está produzindo o que realmente a engenharia liberou.
O gerente de engenharia, conforme previsto em fluxo, garante a aprovação de documentos.

Conclusão

Com uma ferramenta de gerenciamento de arquivos garantimos:

  • O arquivo certo
  • Na hora certa (controlado pelo fluxo)
  • Para a pessoa certa (permissões de acesso conforme revisões de projeto)

Sds,
Kastner