SolidWorks – Com ou sem DVD?

Senhores,
Estamos em 2014. A nova versão do SolidWorks chegou em outubro de 2013 e, no entanto, ainda escuto a pergunta:

Quando chegam as mídias de instalação da versão?

A minha vontade nesse caso é…
image
A imagem acima não representa a minha real vontade, mas, sério… Estamos em 2014…
Atualmente, não é comum ouvirmos falar em práticas como:

  • Comprar um CD de músicas;
  • Ir a uma locadora pegar um filme;
  • Comprar um jogo para PC no Shopping

Se vocês ainda fazem algumas das coisas acima, vou apresentar rapidamente soluções que a internet nos proporciona e depois mostrar como a mídia física do SolidWorks é coisa da época de nossos pais.

Músicas

Para a aquisição de música existem diversas lojas especializadas na internet. A mais conhecida é a itunes store da Apple. Os preços não são baratos, mas a principal característica do modelo de venda é podermos comprar apenas a música que desejamos.
image
Isso significa que existe um modelo de compra de músicas on-line em que podemos copiar os arquivos para os nossos dispositivos.
Loja similar a da Apple também pode ser encontrada  para usuários de aparelhos android e windows phone pelos seus respectivos fornecedores.

Filmes

Eu não me lembro de em que precisei ir à uma locadora a não ser quando estou no litoral e sem acesso a internet. Alugar filmes – hoje em dia – em lojas é uma coisa totalmente sem sentido na minha opinião.
Existe o argumento de que a pessoa da loja pode dar conselhos de aluguel de filmes… Sério, existem sites com diversas críticas de cinema.
Para quem deseja assistir filmes pela internet, existem várias situações como o Netflix. Paga-se uma pequena mensalidade (R$ 16,90) e pode-se assistir qualquer filme, série ou show do catálogo.
image
Nem sempre o catálogo do netflix possui os filmes que recém chegaram nas locadoras. Para isso, poderemos contar com diversas lojas virtuais de aluguel de filmes como:

  • YouTube
  • Xbox Vídeos
  • Itunes Store

Vejam, por exemplo, os preços do YouTube para um filme que mal chegou as locadoras, o Homem de Aço.
image
Inclusive, acabei de constatar que está bem mais barato que na iTunes Store.

Jogos

Para quem gosta de jogos, existem muitas opções de aquisição. A mais popular é o steam.
image
Sério, a opção de compra na loja do steam causou um problema aos avós de adolescentes… O que se compra no natal uma vez que os jogos não são mais dados em mídias físicas?

Voltando ao SolidWorks

Como eu sempre falo, existe todo um calendário de lançamento  e cronograma de versões do SolidWorks. Existe a cronologia abaixo nas versões comercializadas aos clientes.

  • SP 0.0 – Versão de lançamento do SolidWorks
  • SP 1.0
  • SP 2.0
  • SP 3.0
  • SP 4.0
  • SP 5.0

As versões são liberadas a cada dois meses ao longo de um ano… Depois do SP 5.0 já está liberada a versão 0.0 de uma nova versão final como a 2015 ou 2016.
O problema é que em muitas situações o cliente espera o recebimento de uma mídia física, e quando a mesma chega, o produto encontra-se em um novo service Pack. Portanto, a mídia física já está obsoleta antes mesmo de ser usada.
Com o gerenciador de instalação do SolidWorks, basta acessar o sistema da SolidWorks e o mesmo já é transferido para o computador dos usuários. Com isso será executado apenas o download do que o cliente necessitar.
Para quem não sabe como executar o download de versões do SolidWorks, aqui vai um tutorial antigo aqui do blog.
http://www.kastner.com.br/2009/10/instalacao-solidworks-2010-sem-dvd.html
Para quem deseja conhecer o gerenciador de instalações, aqui vai uma série antiga do blog.
http://www.kastner.com.br/2009/05/gerenciador-de-instalacoes-parte-1.html
http://www.kastner.com.br/2009/05/gerenciador-de-instalacoes-parte-2.html
http://www.kastner.com.br/2009/05/gerenciador-de-instalacoes-parte-3.html
http://www.kastner.com.br/2009/05/gerenciador-de-instalacoes-parte-4-o.html

Com o gerenciador de instalações, sempre contaremos com acesso a versão mais atualizada do produto SolidWorks liberada para o nosso serial.

O post de hoje é uma opinião pessoal… Nem meus colegas de SKA compartilham totalmente dela comigo.Porém, gostaria de deixar aqui o registro de como o processo pode ser mais fácil para o usuário do que esperar uma mídia física.
Sds,
Kastner