SolidWorks Simulation 2014 – Interface

imageSenhores,

Fiz uma série de posts demonstrando a mudança de comportamento do pós-processamento e a representação dos modelos com as cascas e opções de limite como a simetria.

Porém, é preciso ressaltar que o uso do Simulation também mudou muito. A sua interface básica teve algumas melhorias que significaram grandes avanços para a adaptação nos usuários na ferramenta.

Vou dividir em algumas poucas categorias a demonstração da interface.

Configurações de plotagem

Quando um usuário necessitava alterar alguma opção de plotagem, necessitava saber o que iria ser trabalhada:

  • Configuração – opções de demarcação, item a ser exibido
  • Edição de definição – Unidades, componente a ser plotada, itens a serem exibidos
  • Configurações do gráfico – Escala do gráfico, padrões de escala de cores, exibição de valores mínimos e máximos do resultado plotado junto a área gráfica.

Em resumo, eram três categorias de comandos a serem analisadas e o usuário deveria saber o que desejaria para procurar com calma a opção correta.

Com a chegada do SolidWorks 2014, basta trocar a aba do que se pretende alterar e ler calmamente o desejado.

image

No mesmo property manager, pode-se alterar qualquer configuração de plotagem.

Edição da componente

Quando contamos com o gráfico da plotagem, através do SolidWorks Simulation 2014, pode-se selecionar a componente da plotagem clicando com o gráfico com o botão direito e selecionando a componente correta.

image

Eu ressaltei a opção como edição da componente mas várias opções estão acessíveis como:

  • Animação
  • Inserção de sondas
  • Recortes
  • Edição de definições

Edição de escala

Um dos itens mais simples para os usuários é a edição de escala de valores. Nesse exemplo, o modelo alcança o valor de tensão máximo de 45 MPa. O limite de escoamento é de aproximadamente 350 MPa. Para ver quão longe o modelo fica de escoar, basta clicar duas vezes sobre o valor máximo na plotagem e alterar o valor do resultado.

image

Com a edição de valores, fica prático de ver em casos como o listado acima o quão longe a peça encontra-se de escoar. Em outros casos, o usuário edita a escala afim de eliminar picos de tensão.

O importante mais uma vez é ressaltar que há muitos anos trabalho com o simulation (2008) e sempre foi possível se alterar a escala do gráfico. A vantagem é que está acessível… Bem mais do que antes, clica-se nos valores e pode-se fazer qualquer edição necessária.

Conclusão

A versão 2014 marcou o amadurecimento da interface da versão, tudo ficou mais simples. Coisas que sempre existiram mudaram mesmo… Vamos concluir

  • Simulação de malhas
    • Casca – Agora plota ambos os lados simultaneamente
    • Viga – Agora o perfil é representado
    • Elementos com restrição de simetria – Agora é plotado representando o modelo completo.
  • Acesso as configurações de plotagens

A SolidWorks tem por objetivo tornar as ferramentas de simulação acessíveis a todos. Em muitos casos vi pessoas evitando malhas de casca ou viga por não saberem interpretar resultados mas a nova versão é uma mudança de jogo completo.

Acho que o conjunto de posts sobre o SolidWorks Simulation 2014 está concluído para o momento. Devo voltar a falar dele ao longo do ano mas por enquanto estamos encerrados.

Sds,
Kastner