SolidWorks Simulation 2014 – Pós-processamento Parte 1

imageSenhores,

Uma coisa que mudou muito no SolidWorks Simulation foi a representação de alguns tipos de malha ao longo dos últimos anos para facilitar a vida do usuário na operação de pós-processamento.

O SolidWorks Simulation trabalha com os seguintes tipos de malha:

  • Sólida
  • Casca
  • Viga

E vamos analisar o que mudou com o SolidWorks 2014 e outras versões. O post de hoje estará focado em malhas de viga e suas melhorias.


Definições

Em primeiro lugar, o que seria a malha de uma simulação? A melhor definição seria pensar que…

Nós

Nós são os pontos finitos onde as tensões e deslocamentos são calculados

Elemento

É a geometria utilizada para representar o posicionamento dos nós.

Malha

É o conjunto de elementos que representa aproximadamente a geometria do modelo a ser simulado

A definição de malha é clara… Ele é uma representação aproximada do modelo a ser simulado. Não vou entrar em detalhas do que é cada tipo de malha… Apenas quero demonstrar o que são e como o SolidWorks passou a representá-los no pós-processamento nas novas versões.

Malha de viga

A malha de viga é uma linha basicamente onde é representado um corpo muito comprido mas com largura e altura muito pequeno. O Simulation considera no cálculo como sendo realmente uma linha. Vamos a alguns exemplos bem simplificados.

Na imagem abaixo, contamos com uma estrutura criada pelo ambiente de Soldagens do SolidWorks.

image

Quando a simulação for iniciada, pode-se observar algumas coisas automáticas. Na árvore de simulação os corpos de viga estão com a representação da malha de viga.

image

Quando clicarmos sobre qualquer um dos corpos na simulação, uma mágica acontecerá e as propriedades físicas dos corpos estarão definidas.

image

O software reconhece a geometria de cada corpo para realizar esta atribuição. No momento em que a simulação for pré-processada, a representação de malha do Simulation era semelhante ao que encontramos abaixo.

image

Lembro que a maioria dos softwares reconhece a linha e associa as propriedades físicas para simular a estrutura com vigas.

Com a versão 2012, o primeiro passo foi dado, e é possível realizar a representação da malha representativa com os perfis. Assim uma cantoneira possui uma representação diferente de um tubo quadrado.

image

Mais aproximado

image

Nos resultados, o pós-processamento também poderá contar com a representação do perfil.

image

Parece bobagem, né? Mas vejam como era anteriormente sem a representação do perfil.

image

O resultado se mantém o mesmo, esse é o ponto chave da versão.

Reflexões

O que todos deveremos saber que é diferencial do SolidWorks:

  • O Software está focado na integração do CAD com a simulação. O perfil definido no ambiente de soldagem é automaticamente reconhecido como elemento de viga.
  • A representação da geometria ocorre importando a informação do perfil automaticamente.

Sobre o simulation

  • O elemento de viga é utilizado automaticamente em estrutura de soldagens pois ele sempre tem a característica de ser muito comprido em relação a altura e a largura.
  • O cálculo não é influenciado pela representação da viga.
  • Existem situações em que o elemento de viga é representado com um alinhamento errado mas também não influencia no cálculo.

Com isso provamos a primeira mudança no ambiente de simulação e os relatórios passaram ficar mais acessíveis a todos os usuários. Fica claro qual é o perfil calculado em todos os pontos da simulação.

Sds,
Kastner