Senhores,
Sempre contamos com algumas dúvidas cruciais para a espécie humana:
- Qual foi a primeira palavra falada pelo homem?
- De onde viemos?
- Quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?
O que estará escrito abaixo é um pouco da história da Dassault Systémes, misturado com humor e um pouco do meu ponto de vista.
Origem do CATIA e Dassault Systèmes na história
No começo do século passado, o avião foi apresentado por Santos Dumont através do 14 BIS voando em Paris. Com isso, mudou-se muitas coisas:
- O avião passou a ser utilizado como arma de guerra já na primeira guerra mundial
- Transportes intercontinentais passaram a demandar horas e não mais dias e meses.
- Uma nova indústria passa a surgir
Uma vez que novos processos foram desenvolvidos, com novos modelos de carcaças, novos tipos e tecnologias de propulsores, cabines pressurizadas, pistas e aeródromos próprios para grandes aeronaves, a indústria necessitou otimizar o seu processo de desenvolvimento. Com isso, surgem as primeiras ferramentas CAD.
CATIA
Como uma boa empresa com múltiplos setores e unidades, a Dassault Aviation desenvolve o seu próprio sistema CAD no final da década de 70, o CATIA (computer aided three-dimensional interactive application). Inicialmente ele tinha outro nome, mas o importante é lembrarmos que ele nasce dentro de uma empresa aeroespacial que viu um potencial de negócios da ferramenta.
Dassault Systèmes
Nascimento da Dassault Systèmes
Segundo gênesis 1-3 e 4, na bíblia sagrada, contamos com os seguintes versículos:
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
Gênesis 1:3,4
Quando Deus viu que era bom separou a Luz e as trevas. Da mesma forma, a medida que movimentos favoráveis a horizontalização de produção surgiam do meio para o final do século XX e se visualizava um potencial de criação de uma unidade de negócios para a venda do CAD criado, nasce em 1981 a Dassault Systèmes.
Com isso, logo em 1981, já nascem os primeiros parceiros que passam a utilizar as ferramentas CAD fora da Dassault Aviation, entre eles:
- Honda;
- BMW;
- Boeing Aviation.
Crescimento da empresa
Uma vez que a ferramenta foi se consolidando como referência no mercado, muitas coisas passaram a acontecer. O primeiro fenômeno foi a expansão da marca a outras grandes corporações como a Airbus e Volvo. Como se pode analisar, inicialmente eram duas as empresas que utilizavam majoritariamente as soluções Dassault Systèmes, aeroespacial e automobilística. Acredito eu que isso se deu com base em alguns aspectos:
- Necessidade de se projetar peças com conexões precisas;
- Produtos com alto valor agregado;
- Processos muito horizontalizados, com produção de componentes com uma grande cadeia produtiva.
Com isso, a necessidade de ferramentas de DMU (Digital Mockup) foi acentuada para que os componentes fossem simulados e os funcionamentos analisados antes de qualquer protótipo físico. Parece bobo analisarmos isso hoje, mas antes da década de 90 computadores não eram populares, assim como o conceito de digitalização.
Depois que os primeiros casos surgiram com sucesso, mais indústrias passaram a adotar as soluções Dassault Systèmes, entre elas:
- Energia
- Indústria Naval
- AEC
- Equipamentos industriais
O grande mercado
Uma vez que a Dassault Systèmes desejava crescer ainda mais e se popularizar, em 1997 fez a aquisição da recém criada SolidWorks Corp. Com isso, passa a ter um software que no século passado tinha muitos diferenciais:
- Extremamente simples de se usar;
- Baseado em Windows, o sistema operacional que mais crescia
- Instalável em hardware simples para a época
E o que vivemos hoje é uma consequência da mistura de toda essa história aqui relatada.
Sds,
Kastner