3DEXPERIENCE – CATIA V5 Power’BY

Senhores,

Achei um post que apresenta ao mundo a tecnologia 3DEXPERIENCE Power’By para o CATIA V5.

Ele é tão grande que eu resumirei em algumas etapas

Tópicos

  • A Dassault Systèmes apresenta a nova integração entre o CATIA V5 e a Plataforma 3DEXPERIENCE;
  • As informações de CATIA V5 serão gerenciadas pela primeira vez pela plataforma 3DEXPERIENCE “em nuvem”;
  • Visualização de dados de CATIA V5 para edição e construção de montagens em Browsers, inclusive em dispositivos móveis
  • Outras integrações multi-Cad (xCAD) serão lançadas em breve com a mesma tecnologia
  • Estruturas mistas com itens xCAD e CATIA 3DEXPERIENCE são possíveis
  • Disponível a partir de fevereiro de 2018 com o lançamento da Plataforma 3DEXPERIENCE 2018X.

Introdução

O CATIA V5 foi aprimorado para 2018 e seu futuro, com a introdução da tecnologia “Power’By 3DEXPERIENCE”. Em resumo, será possível gerenciar de forma nativa arquivos CATIA V5 na plataforma 3DEXPERIENCE (Local ou em nuvem) fazendo uso da mesma estrutura de dados dos Native Apps da plataforma 3DEXPERIENCE (CATIA, DELMIA, ENOVIA, SIMULIA). Isso permitirá aos usuários fazerem uso da performance e flexibilidade do “estilo Plataforma 3DEXPERIENCE” em gerenciamento de montagens, e fornecerá acesso a inúmeros apps e tecnologias que funcionarão totalmente integrados aos arquivos CATIA V5. Tudo isso sem migrar do CATIA V5 para outra tecnologia.

Por exemplo, os arquivos CATPART ou CATPRODUCT serão utilizados diretamente nas tarefas abaixo em APPs da plataforma 3DEXPERIENCE:

  • ENOVIA – para execução da EBOM, DMU, gerenciamento de projetos e ECO’s
  • DELMIA – Para MBOM’s, programação CNC ou instruções de trabalho
  • SIMULIA – para análises estruturais, térmicas, fluidos ou multi-física
  • 3DEXPERIENCE – para colaboração, pesquisa, dashboards e exibição de indicadores

Itens principais do “Power’by 3DEXPERIENCE”

Integração CATIA V5

Existirá um suplemento instalado no CATIA V5 que permitirá a comunicação com a Plataforma 3DEXPERIENCE e a interação com os parceiros. Este será suportado nas versões atuais do CATIA V5:

  • CATIA V5-6R2015 SP6
  • CATIA V5-6R2016 SP4
  • CATIA V5-6R2017 SP2
  • CATIA V5-6R2018 GA

Isso incluirá a adição de uma nova Toolbar e novas caixas de abertura, salvamento e pesquisa quando o Power’By estiver ativado.

Edição de produto em interface Web

Foi introduzida um novo app para o ENOVIA na Plataforma 3DEXPERIENCE que permitirá aos usuários:

  • Visualizar
  • Editar;
  • Construir ou editar estrutura de produtos utilizando dados de CATIA V5 ou 3DEXPERIENCE.

Como isso funcionará?

As peças e montagens do CATIA V5 serão armazenadas na plataforma da mesma forma que os dados nativos, que adicionarão ao V5 as mesmas soluções existentes no 3DEXPERIENCE. As mesmas funcionalidades como carregamento baseado em proximidade, análise de vínculos e análise de impacto através de exibição gráfica no 3D para auxílio em tomadas de decisões.

Importante ressaltar que a integração “Power’By” e os apps embutidos nela, não necessitarão de qualquer plugin em navegador e utilizam tecnologia web de última geração.

Como eu obtenho essa funcionalidade?

Clientes que desejarem utilizar o Power’By primeiro devem fazer uso da plataforma 3DEXPERIENCE. Isso não necessariamente é algo demorado ou que demande uma infraestrutura complexa graças a possibilidade da instalação da plataforma em nuvem, operacional há mais de 4 anos.

Claro que também é possível utilizar a aplicação convencional através da instalação da solução localmente na infraestrutura existente.

E a integração atual?

A integração atual com o CATIA V5 (conhecida como “Designer Central”) continuará a ser suportada. Não há planos de interrupção do desenvolvimento ou suporte a estes produtos.

Onde o CATIA 3DEXPERIENCE se encaixa?

As aplicações nativas 3DEXPEIRENCE (CATIA, DELMIA) são reconhecidas como as mais poderosas ou completas em recursos de criação no mercado. Estes produtos devem continuar a serem as opções principais nas quais as empresas estão procurando as melhores soluções PLM, entretanto, com o Power’By, a Dassault Systèmes reconhece que os clientes necessitam ter a opção da escolha, flexibilidade e a tecnologia adotada em suas estratégias de gestão da informação que funcionariam bem.

E mais coisas a caminho…

Este post é focado em CATIA V5, porém o framework do Power’By será extendido com a finalidade de acomodar todas as ferramentas “não nativas” que a Dassault desejar a integrar com a plataforma 3DEXPERIENCE. De fato, está previsto até o segundo semestre deste ano (2018), a integração com o SolidWorks que será equivalente a existente no V5. Estão previstas mais integrações como NX, Creo, Inventor e Solid Edge.

Conclusão

Este post é uma tradução levemente adaptada de um post que encontrei no link abaixo, somado a minha experiência com o Hands-on do Power’By.

https://www.intrinsys.com/blog/2018/catia-v5-powerby-3dexperience

Sds,
Kastner