SolidWorks de Casa – Licença on-line

Senhores,

Muitos de nós estamos trabalhando de casa no atual momento de saúde pública pelo qual estamos passando. Para quem ler esse post daqui uns anos, estamos em meio a crise de infecção do COVID-19, conhecido como Vírus Corona.

Mas existem muitas situações que são de nosso cotidiano de trabalho e algumas ferramentas se mostram essenciais, entre elas os produtos SolidWorks.

Esse post é para mostrar uma luz ao fim do túnel para quem faz uso de licenças locais do SolidWorks, sem o uso de uma administração de acessos em rede.

Conceito de licença on-line

Há alguns anos, acho que quase 4, a Dassault Systemes passou a incluir no SolidWorks um método de licenciamento chamado on-line license.

Para entendermos, a primeira coisa necessária é criarmos uma conta de usuário gratuita para o uso dos serviços SolidWorks.

Verifique o link sobre a criação da conta SolidWorks

Com esse usuário e este método, basta entrarmos no SolidWorks no trabalho ou em casa para conseguirmos termos acesso as ferramentas CAD.

Transformar a licença local em on-line

Se trata de um passo a passo que eu adaptei do site da Sqedio, uma revenda SolidWorks de Portugal.

1 – Desativar a licença do SolidWorks em sua estação de trabalho. Basicamente abra o SolidWorks e vá no menu Ajuda > Desativar licenças

2 – Inicie o seu acesso no portal My.SolidWorks, conforme explicado acima. Uma vez acessado, vá ao portal de administrador incluso nesse serviço, ou o SolidWorks Admin Portal, via customer portal

O portal de administrador é um sistema online que lhe permite gerir as licenças SOLIDWORKS da sua empresa (por números de série) e os usuários associados a cada uma dessas licenças.

Todos os clientes têm acesso ao portal de administrador – mesmo sem Serviço de Manutenção de Software Ativo, mas deverão criar e configurar a sua conta em my.solidworks.com

Atenção: é importante entender que o primeiro usuário de uma empresa a acessar o Admin Portal será o administrador e só esse é que terá permissões para convidar outros administradores.

3 – Para converter as licenças locais para online, selecione os usuários da sua empresa que utilizarão essas licenças e quais os produtos que pretende converter a licenciamento online.

4 – Após modificar o tipo de ativação da licença para online, reinicie o seu SOLIDWORKS

Se ao reiniciar o SOLIDWORKS for exibida uma mensagem de erro, confirme e reinicie novamente o programa.

5 – Depois de reiniciar pela segunda vez o programa, aparecerá uma caixa de início de login, onde utilizaremos o usuário da conta SolidWorks

6 – Uma vez o SolidWorks aberto com sucesso, poderemos analisar um ícone azul no canto superior direito do SOLIDWORKS, que nos habilitará controlar a nossa seção no portal My.SolidWorks, trabalhar em modo offline e realizar o logout.