SolidWorks de Casa – Licenças em rede

Senhores,

Se para quem tem licença local o procedimento é transformar o processo em licenças locais, para poder utilizar o SolidWorks tanto no computador do trabalho, como em casa, em sua própria instalação sem pirataria, contamos com outro procedimento para quem trabalha com um servidor de licenças flutuantes.

Segue o link do post de ontem, clique aqui

Existem três metodologias para realizar o trabalho, coisa que eu explicarei cada uma delas, sem maiores detalhes técnicos no momento, uma vez que existem implicações a serem resolvidas pela equipe de TI de cada empresa. O suporte técnico da SKA também pode dar algumas dicas em como resolver esse problema.

1 – Pegar licença emprestada

Essa metodologia é antiga demais e popular demais, conseguiríamos chegar até nosso trabalho, conectar o SolidWorks com licença de rede ao servidor, e pedir uma licença emprestada até uma determinada data.

Existe um problema nessa metodologia, uma vez que estaremos “sequestrando” uma licença do servidor da empresa. Em muitos locais, as empresas tem 10 acessos ao SOLIDWORKS, porém umas 20 ou 30 pessoas usam em tempos intercalados.

Um segundo inconveniente seria a existência de uma data máxima de 30 dias para o empréstimo, depois disso, teríamos que voltar a empresa e pedir mais 30 dias de acesso. Sempre bloqueando o acesso de outras pessoas

2 – Utilização de VPN

As VPN’s são práticas para várias aplicações, entre elas, nos mantermos conectados com as redes dos locais onde trabalhamos.

De casa eu conto com acesso com diversos itens da rede da SKA utilizando esse recurso:

  • Arquivos
  • Servidores
  • Serviços
  • Licenças
  • Impressoras

Tudo depende da aplicação, mas com o servido correto, eu consigo me manter conectado ao servidor de licenças do SolidWorks e continuar a trabalhar, inclusive com acesso a rede onde os arquivos CAD estão salvos.

A SKA, ainda falando da empresa como exemplo, usa um programa de proteção de identificação e conexão, o Sophos VPN

Com isso, eu visualizo o servidor de licenças sem problema algum

3 – Acesso externo

Existe uma solução mais prática, em casos extremos pode ser a solução extrema… publicar o endereço do servidor de licenças externamente.

Com isso, o cliente, que pode estar em casa, não precisaria de VPN para usar os seus arquivos CAD.

Porém isso pode causar um problema bem curioso… Com o servidor de licença aberto, qualquer pessoa que conheça a porta e o IP poderia acessá-lo.

Para evitar isso, existem técnicas que podem serem implementadas nas opções do arquivo OPT do gerenciador de licenças

  • Excluir usuários indesejadas
  • Reservas de acessos a departamentos
  • Reservas de acessos a licenças a hostnames de máquinas, mesmo a máquinas domésticas

Possibilidades são as mais diversas, mas nem todo mundo poderá ir fisicamente até a empresa para configurar VPN, instalar uma ferramenta para isso ou fazer uso de ferramentas de empréstimo de licenças.

4 – Conclusão

Senhores,

Fazer uso do SolidWorks de forma externa a empresa poderá ser de extrema complexidade, porém existem diversas posibilidades. Nós mesmos, aqui na SKA realizamos diversas metodologias para isso.

Sds,
Kastner