Senhores,
Se tem algo que nem todo mundo consegue fazer com o SolidWorks é reaproveitar componentes. Nos componentes do post anterior, existia uma similaridade clara entre eles, o sextavado e a furação comum entre os componentes.
Mas existem situações que o comum entre os componentes é clara, mas a lógica da conexão entre eles é do tipo macho e fêmea, positivo e negativo, como na imagem abaixo.

Planejamento em arame
A imagem abaixo demonstra que o componente mais complexo é desenvolvido com marcações em linhas e planos, com uma lógica espacial.

O segundo componente, mesmo tendo um objetivo diferente, reaproveita a mesma lógica, porém com as suas entidades adaptadas. Todo processo ocorre a partir de um salvar como do original.

Editar sim…
…Deletar o mínimo possível
O bacana a partir do momento em que o SolidWorks passou a ter a opção de exibição de árvore planificada é o fato de ir descendo na ordem de criação dos itens, sem recursos absorvidos.

Com a edição dimensional, o truque é manter a maior quantidade de itens comuns com as duas peças para o real reaproveitamento. Se excluir e colocar novamente, se trata de recriar a peça, não uma edição. Abaixo uma imagem dos dois componentes lado a lado.

Equações
As equações permanecem para resolver pequenos problemas de igualdade dimensional onde os perfis estão em recursos distintos da construção do modelo.

O grande truque é observar que o modelo tem tudo processado e definido em variáveis globais e depois espalhados nas dimensões das peças.
O vídeo
Abaixo o vídeo onde a criação de todo o processo surge em sua completude.
Link
Abaixo o link com todo o material criado durante o vídeo
http://www.kastner.com.br/M202
O PDF com o dimensional dos componentes também está incluso no link
O que eu peço a vocês?
- Compartilhem o material
- Dêem like no vídeo
- Se inscrevam no canal
- Ativem as notificações para novos conteúdos
- Sigam a página no facebook
Sds,
Kastner