SolidWorks 202 – Reaproveitamentos nem tão simples

Senhores,

Se tem algo que nem todo mundo consegue fazer com o SolidWorks é reaproveitar componentes. Nos componentes do post anterior, existia uma similaridade clara entre eles, o sextavado e a furação comum entre os componentes.

Mas existem situações que o comum entre os componentes é clara, mas a lógica da conexão entre eles é do tipo macho e fêmea, positivo e negativo, como na imagem abaixo.

Planejamento em arame

A imagem abaixo demonstra que o componente mais complexo é desenvolvido com marcações em linhas e planos, com uma lógica espacial.

O segundo componente, mesmo tendo um objetivo diferente, reaproveita a mesma lógica, porém com as suas entidades adaptadas. Todo processo ocorre a partir de um salvar como do original.

Editar sim…

…Deletar o mínimo possível

O bacana a partir do momento em que o SolidWorks passou a ter a opção de exibição de árvore planificada é o fato de ir descendo na ordem de criação dos itens, sem recursos absorvidos.

Com a edição dimensional, o truque é manter a maior quantidade de itens comuns com as duas peças para o real reaproveitamento. Se excluir e colocar novamente, se trata de recriar a peça, não uma edição. Abaixo uma imagem dos dois componentes lado a lado.

Equações

As equações permanecem para resolver pequenos problemas de igualdade dimensional onde os perfis estão em recursos distintos da construção do modelo.

O grande truque é observar que o modelo tem tudo processado e definido em variáveis globais e depois espalhados nas dimensões das peças.

O vídeo

Abaixo o vídeo onde a criação de todo o processo surge em sua completude.

Link

Abaixo o link com todo o material criado durante o vídeo

http://www.kastner.com.br/M202

O PDF com o dimensional dos componentes também está incluso no link

O que eu peço a vocês?

  • Compartilhem o material
  • Dêem like no vídeo
  • Se inscrevam no canal
  • Ativem as notificações para novos conteúdos
  • Sigam a página no facebook

Sds,
Kastner